Definição do sistema de troca de câmbio local
Negociação de câmbio local do Reino Unido e moedas complementares.
ASSIM QUE SEJA?
L ETS - Sistemas ou Esquemas de Negociação de Câmbio Local - são redes de ajuda mútua baseadas na comunidade local nas quais as pessoas trocam todos os tipos de bens e serviços, sem necessidade de dinheiro.
Soluções para a crise econômica.
LETS estão revitalizando comunidades em toda a Grã-Bretanha. Como iniciativas de base, eles estão abertos a todos - pessoas de todas as idades, habilidades e habilidades; clubes e associações locais; grupos voluntários, instituições de caridade, iniciativas comunitárias; cooperativas habitacionais, pequenas empresas e serviços locais - ajudando todos a dar e receber, conectar-se a novos recursos e encontrar uma identidade genuína da comunidade.
Permitir oferecer oportunidades iguais para todos - seja empregado ou desempregado, financeiramente seguro ou de baixa renda, preto ou branco, capaz ou desativado. Use um sistema de créditos comunitários para que não seja necessário fazer trocas diretas. As pessoas ganham créditos LETS, fornecendo um serviço e, em seguida, podem gastar os créditos em tudo o que é oferecido por outros no esquema: por exemplo, cuidados infantis, transporte, alimentos, reparos em casa ou o aluguel de ferramentas e equipamentos.
Pesquisas em meados dos anos noventa indicaram que pelo menos 40 mil pessoas estavam envolvidas em cerca de 450 esquemas LETS, a maioria estabelecida de acordo com o modelo LETS democrático e cooperativo desenvolvido na Grã-Bretanha pela LETSLINK UK, que começou a trabalhar em 1991. Nosso contato atual lista de mais de 300 indica que o seu foi um encolhimento - se dissermos que a participação é de 100 por esquema, isso significa cerca de 30 mil membros ou menos no Reino Unido.
No entanto, isso foi acompanhado por um aumento nas iniciativas relacionadas, como Timebanks, Freecycle, Commercial Barter, Fairtrade Campaigns e Community Networks de todos os tipos, que atestam o interesse contínuo das pessoas em fazer as coisas acontecerem em sua comunidade.
Nosso projeto de pesquisa em curso, lançado em setembro de 2003, tem como objetivo estabelecer o estado atual do LETS no Reino Unido e as necessidades dos organizadores do LETS. Estamos agora buscando um grande financiamento para revigorar e apoiar a nossa organização para que possamos fornecer melhores recursos aos nossos membros e informamos o progresso nesta página - assista este espaço.
Para o seu pacote LETS Introductory Pack e LOCAL LETS, envie seu nome, endereço postal e e-mail com um cheque para & pound; 5 ou siga o link regional do Reino Unido. A taxa anual de afiliação grupal é & pound; 25 - siga o link para o formulário de inscrição aqui.
O LETS Info-Pack (120 páginas) com instruções completas sobre como configurar um LETS, enviar e libra; 12 (inclui o UK P & amp; P, no exterior e & libra; 15) para LETSLINK UK: 12 Southcote Rd, London N19 5BJ.
Definição do sistema de troca de câmbio local.
Definição do sistema de troca de câmbio local.
Definição do sistema de troca de câmbio local.
Definição legal de extinção local de extinção local.
Definição de Russian Trading System na empresa com uma listagem no Russian Trading System, Moscow Interbank Currency Exchange e London.
Definição financeira de negociação de moeda de troca de moeda.
Defina a excisão local. local excision synonyms, Local excision - definição de local excision por The Free Dictionary. Sistema de Negociação de Câmbio Local;
Definição legal do intercâmbio local.
Exmouth LETS Local Exchange Trading System, Cash Free, Devon. 5 gosta. Exmouth LETS é um sistema de troca sem fins lucrativos baseado na comunidade.
Letscoin - Sistema de comércio de troca local.
Os Sistemas de Negociação de Câmbio Local (LETS), às vezes abordados como LETSystems, são basicamente sem fins lucrativos e uma rede local de troca de empresas onde a moeda impressa não é.
Sistema de Negociação de Câmbio Local (LETS) - Quora.
14.06.2001 & # 0183; & # 32; Os sistemas locais de troca de câmbio (LETS) estão se tornando rapidamente um fenômeno socioeconômico significativo. Considera-se que representam novas formas de trabalho que.
Sistema de Negociação de Câmbio Local | Uma corrida para o topo.
SALETS - Sistema de comércio de troca local da Austrália do Sul. Procurando abreviaturas de SALETS? É o sistema de comércio de câmbio local da Austrália do Sul. Sul da Austrália.
Sistemas de troca de câmbio local - Investopedia.
Termos e Definições de Negociação sistema alternativo de negociação (ALT) câmbio negociação no local investidor institucional estrangeiro (FII)
Extinção local | definição de extinção local por.
01.01.2018 & # 0183; & # 32; Resumo. Neste artigo, o objetivo é avaliar criticamente o potencial dos sistemas de troca e comercialização locais (LETS) como uma nova fonte de trabalho e crédito para.
Sistemas locais de troca e comercialização (LETS) na Austrália: a.
Vídeo embutido & # 0183; & # 32; O advento do dinheiro como meio de troca permitiu que o comércio fosse conduzido de forma muito mais simples e o comércio se refere à compra e.
LETS - Definição por AcronymAttic.
Defina trocas locais. Sinônimos de intercâmbio local, Pronúncia de intercâmbio local, tradução de intercâmbios locais, definição de dicionário em inglês de intercâmbios locais. n. UMA.
Sistema de comércio de troca local da Austrália do Sul - Como é.
O que significa credito? Avalie esta definição: Crédito. O Crédito era um local. A moeda começou como um sistema de Sistemas de Negociação de Câmbio Local, mas.
Trocar | Defina o Exchange no Dicionário.
Definição, categorias, tipo e outras informações relevantes do Sistema de Negociação de Câmbio Local fornecidas por Todos os Acrônimos. LETS significa Sistema de Negociação de Câmbio Local.
Trade Definition | Investopedia - Sharper Insight. Mais esperto.
Sistema de troca de câmbio local Uma corrida para o topo. pm-lets precis. Sobre; O design do sistema visa esse papel, assumido como um operador de uma instância do sistema.
O que é LOCAL EXCHANGE? definição de LOCAL EXCHANGE.
Base de dados on-line de sistemas monetários complementares em todo o mundo. Sistemas de moeda. Página Principal | Novo Sistema de Moeda: Local Exchange Trading System (LETS) Marc Honorez:
O que significa credito? - Definições.
15.11.2018 & # 0183; & # 32; Sistema de troca de câmbio local Oi, Tks para este fórum .. Procure uma demo. site usando este plugin para criar um LETS (sistema de troca de câmbio local).
LETS - Definição por AcronymFinder.
Definição de troca para estudantes de língua inglesa: um mercado ou centro organizado para negociação de valores mobiliários ou commodities. Saiba mais sobre troca.
Trocar | Definição de troca por Merriam-Webster.
Sistema de Negociação de Câmbio Local: LETS: Sistema de Teletype de Aplicação de Lei (sistema de troca de dados) LETS: ensino de aplicação da lei Os alunos sugerem uma nova definição;
A abreviação de LETS significa sistema de troca de câmbio local.
Definição de câmbio, desistir (algo) do sistema pelo qual as dívidas comerciais entre partes em diferentes lugares são resolvidas por documentos comerciais,
Sistemas de troca de câmbio locais: Globalização Rural.
Sistema de comércio de troca local Adelaide - LETS. 551 gosta de & # 183; 8 falando sobre isso. Adelaide LETS faz parte do Community Exchange System Australia. Para.
The New Barter Economy: uma avaliação da troca local e.
08.06.2005 & # 0183; & # 32; Sistemas de troca de câmbio local: Globalização Rural Esta rede é baseada em sistemas de troca de câmbio local Sistemas de troca de câmbio:
Sistemas de troca de câmbio no Reino Unido: A.
Procurando a definição on-line de extinção local no Dicionário Médico? Explicação de extinção local gratuita. O que é a extinção local? Significado da extinção local.
CiteSeerX - Sistemas de troca e comércio locais: um novo.
Exemplos atuais de membros de trocas de câmbio de moeda local são obrigados a fornecer o intercâmbio com o sistema de comércio e emprego local dos contribuintes.
trocar | Definição de troca em inglês por Oxford.
Mercados cambiais estrangeiros e terminologia O sistema de transferência eletrônica funciona de forma muito simples: fora da comunidade de comércio cambial,
Sistema de comércio de troca local de Adelaide - LETS - Home.
22.09.2017 & # 0183; & # 32; Neste artigo, o objetivo é avaliar criticamente o potencial dos sistemas de troca e comercialização locais (LETS) como uma nova fonte de trabalho e crédito para os pobres.
Termos e Definições de Negociação - InvestorWords.
Definição de LOCAL EXCHANGE: A troca para a qual um determinado assinante tem uma linha direta. Às vezes, o escritório central local.
Moeda local - Wikipedia.
IJCCR vol 1 (1997) Williams 1 of 11 Local Exchange And Trading Systems (LETS) Na Austrália: uma nova ferramenta para o desenvolvimento comunitário? Colin C. Williams.
Chp 10, exemplos atuais de moeda local e sem dinheiro.
01.08.1996 & # 0183; & # 32; Neste artigo, um novo tipo de organização social e econômica que aparece no Reino Unido - o sistema de troca de câmbio local - é examinado. A partir de.
Sistema de comércio de intercâmbio local do subúrbio interno do sul.
O que a extinção local significa na lei? Definição legal de extinção local de extinção local. Sistema de Negociação de Câmbio Local;
Sistemas comerciais de troca de câmbio no Reino Unido: a.
Um sistema de troca de câmbio local (também sistema local de emprego e comércio ou sistema local de transferência de energia, abreviado LETS) é um iniciado localmente, de forma democrática.
Mercados cambiais estrangeiros e terminologia - Sistema de moeda.
Sistema de troca comercial local. empresa comunitária iniciada localmente que registra transações de membros que trocam bens e serviços. cawiki Sistema de canvi.
O Local, Watkins Glen.
Definição de troca de fio para a mesma conexão colorida no sistema, da Hochstadt Kolping Familie em uma visita de troca com o local.
Trocas locais - definição de intercâmbio local por The.
Definição de Let's: Let's é o sistema de troca e comércio local usual: um sistema econômico no qual os membros de uma comunidade trocam bens e serviços usando um.
Sobre Mercado Público | Sistema de troca de câmbio local.
Os sistemas de troca e comercialização locais (LETS) são uma forma de empresa comunitária sem fins lucrativos que se espalhou rapidamente pelos países industrializados de língua inglesa.
O que o LETS representa? - Abreviaturas.
Торговая система местного обмена (англ. Local Exchange Trading System, LETS) - система упорядочивания.
Sistema de troca comercial local - AppThemes.
O que a moeda local significa na lei? Definição legal do intercâmbio local. Sistema de Negociação de Câmbio Local;
Sistema de troca comercial local - Wikidata.
O que o LETS representa? Sistemas de troca de câmbio locais. Ainda não conseguiu encontrar a definição de sigla que você estava procurando?
Sistemas de troca de câmbio locais.
DEFINIÇÃO dos "Sistemas de Negociação de Câmbio Local"
Uma organização econômica organizada localmente que permite que os membros participem no intercâmbio de bens e serviços entre outros no grupo. Os Sistemas Locais de Negociação de Câmbio (LETS) usam uma moeda criada localmente como denominações de unidades de valor que podem ser negociadas ou trocadas em troca de bens ou serviços. Os membros do LETS geralmente vêem os sistemas como esquemas organizados e cooperativos que maximizam o poder de compra enquanto beneficiam os membros e a comunidade.
BREAKING 'Sistemas de comércio de troca local'
Os Sistemas de Negociação de Câmbio Local geralmente exibem cinco características fundamentais: custo de serviço, consentimento, divulgação, equivalência à moeda regional, sem juros. Esses traços, juntamente com diretrizes gerais, como taxas de adesão, registros detalhados de transações e diretórios de membros permitem uma troca organizada e bem gerida. Além disso, as transações não requerem necessariamente uma troca nominal de unidades. Por exemplo, os membros podem reembolsar outros membros que tenham realizado para eles um serviço, fornecendo um serviço em troca, em oposição ao pagamento do serviço original.
Definição.
Do artigo principal da Wikipedia:
"Os Sistemas de Negociação de Câmbio Local (LETS) e Schemes são redes de câmbio locais, sem fins lucrativos, nas quais todos os tipos de bens e serviços podem ser negociados sem a necessidade de dinheiro. Uma rede LETS usa um crédito ou moeda local sem juros para trocas diretas não precisa ser feito. Um membro da LETS pode ganhar crédito local fazendo assistência infantil ou computador para uma pessoa e gastá-lo mais tarde em alimentos, equipamentos de contratação, encanamento ou carpintaria com outra pessoa na mesma rede. Um LETS às vezes é também referido como um sistema de crédito mútuo ". (en. wikipedia / wiki / LETS)
Descrição.
"LETS, o que significa 'Vamos fazer isso!', Mas depois elaborado como Local Exchange Trading Systems, começou na Columbia Britânica em 1982-83 por iniciativa de Michael Linton. Isso foi em resposta a uma recessão temporária na economia local por causa da redução demanda para o setor de defesa e as finanças do governo provincial. Desde então, o design do LETSystem se espalhou pelos países de língua inglesa e além, para a França, Alemanha, Japão e Argentina. Muitos milhares de pessoas se juntaram aos sistemas LETS que até agora geralmente eram independentes umas das outras. A maioria das comunidades e até mesmo os estados-nação dependem fortemente das importações e das exportações e sua economia interna possui uma estrutura fracamente desenvolvida. As moedas da comunidade, por outro lado, sustentam redes econômicas auto-reguladas que permitem que os membros emitam e gerenciem seu próprio dinheiro dentro de um sistema delimitado. Como tal, eles podem ser concebidos como uma forma de fechar as comunidades locais da economia de mercado, mas Linton subseqüentemente Tinha enfatizado a necessidade de integrar esses circuitos no comércio existente.
No LETS, pessoas, empresas e organizações abrem contas em um ou vários sistemas, com a unidade de conta, muitas vezes denominada distintamente para ressonância cultural local, feita equivalente à moeda nacional para facilidade de cálculo. As contas dos membros começam com um saldo zero sem depósito de dinheiro normal nem qualquer requisito para comprar antes de vender. Nenhum juro é pago ou cobrado nos saldos.9 Existe um registro de membros (que normalmente inclui empresas, bem como indivíduos e organizações), às vezes listando os serviços que eles oferecem. O pagamento de bens e serviços pode ser em alguma combinação de moeda local e nacional, sendo que apenas o primeiro está registrado no circuito. As transferências e os saldos são registrados por um registro que é um banco virtual sem dinheiro "real". As despesas administrativas mínimas são recuperadas das contas dos membros em moeda comunitária com base no "custo do serviço". Nunca há nenhuma obrigação de negociar; e, se desejado, os membros podem conhecer o saldo e o volume de negócios de outros membros. Na última fase da tecnologia, essas transações são registradas off-line em cartões inteligentes capazes de registrar uma pluralidade de moedas e, em seguida, comunicados de cartão para cartão via internet. Qualquer banco existente poderia executar esta função para um grande número dessas redes, mas não.
Cada membro individual listado no registro comum emite a moeda sempre que o saldo de suas bolsas cair abaixo de zero. Ao fazê-lo, eles fazem uma promessa de honrar seu compromisso, reconhecendo o presente de bens ou serviços feitos em troca. A qualquer momento, a totalidade das dutações de câmbio é zero. Essas moedas de emissores múltiplos são mais robustas do que a variedade convencional de emissores únicos na medida em que a capacidade dos membros de negociar não é diminuída pelo desaparecimento - por padrão, migração, morte ou o que quer que seja - de contas com saldos negativos substanciais. Mesmo assim, o comércio pode secar se alguns membros acumulam saldos positivos significativos e acham pouco para comprar dentro do circuito. Sobretudo, esse sistema oferece um meio de capacitação econômica para os indivíduos como membros de comunidades reunidas de forma prática através de um circuito de intercâmbio com seu próprio meio de comunicação. Isso, por sua vez, é uma educação em cidadania de um novo tipo, onde a sociedade pode assumir a forma de muitos níveis de associação, não apenas aqueles que dependem do monopólio econômico do Estado-nação. "(Thememorybank. co. uk/papers/common - riqueza)
"O fenômeno LETS apareceu no Canadá na década de 1980, na cidade de Courtenay, e foi iniciado por Michael Linton como uma resposta à recessão econômica causada pelo desaparecimento de dois grandes empregadores - uma base da força aérea dos EUA e um moinho de madeira - e conseqüente escassez de liquidez (Pacione, 1997). Ele introduziu o dólar verde, uma moeda local indexada ao dólar canadense em 1: 1. A iniciativa se espalhou bastante rápido e, nos dois primeiros anos, gerou um volume de negócios de 500 mil dólares canadenses (Peacock, 1997) De acordo com Pacione (1997), o volume de negócios de Dólares Verdes no momento da pesquisa foi de 2 milhões.
Na década de 1990, a experiência se espalhou para outros países, e. Alemanha, Austrália, Reino Unido. Em 1998, alegadamente, havia mais de 1.000 sistemas LETS no mundo (Blanc, 1998). Em 2001, esse número era de pelo menos 1.076 (Taris, 2001) e 2.000 (Greco, 2001). Agora, estima-se que existem 1.500 sistemas LETS operando em 39 países do mundo (LETS-linkup, 2018); A Suécia, por exemplo, tem quatro sistemas registrados. Algumas das dinâmicas por país são apresentadas no Anexo 1. Em muitos países, as iniciativas locais estão ligadas em uma rede, por exemplo, Tauschringe na Alemanha, SEL na França, LETSLink UK, Red Global de Trueque na Argentina.
A participação em LETS varia de dezenas a centenas. Aldridge & amp; Patterson (2002) diz que a média de membros no Reino Unido é de 72, enquanto na Alemanha foi estimado em 81 (Schroeder, 2006). O tamanho médio mundial do LETS é de cerca de 80 membros (Aldridge & Patterson, 2002; Schroeder, 2006). Peacock (1997) argumenta que tais indicadores podem ser enganadores, porque há tendência de que as atividades sejam realizadas por um pequeno núcleo de membros. Por outro lado, pode ser enganosa na outra direção, uma vez que um membro pode representar uma família inteira.
Volume de negócios: de acordo com a Peacock (2006), o maior LETS existente em 2006 foi uma iniciativa australiana com sede em Sydney, com mais de 1.000 participantes, gerando 400.000 Aus. Dólares no volume de negócios. O volume de negócios bruto da rede LETS na Alemanha em 2005 foi estimado em 15 milhões de euros (Roesl, 2006).
Maioria dos membros da LETS são mulheres entre 21 e 59 anos. No entanto, os níveis de renda e o status do emprego variam em todos os países. Por exemplo, no Reino Unido, a maioria dos membros eram pessoas socialmente excluídas com baixa renda e sem emprego (Williams et al., 2001), enquanto na Noruega a maioria dos membros tinha renda estável e trabalho a tempo inteiro (Gran, 1998) . Contudo, é possível concluir que as razões ideológicas desempenham um papel muito importante na adesão ao LETS ". (Tese: Aumento da Sustentabilidade Econômica Local)
Discussão.
PERDE a grande fraqueza dos sistemas: policiamento da dívida.
"Talvez o melhor sistema de manutenção das contas LETS tenha evoluído na Alemanha em 1997. Em troca da taxa de adesão anual, os membros recebem um livro recorde. Quando eles vão trabalhar para outro membro ou vendem algo, o outro membro escreve os detalhes e o montante da transação em seu livro e o assina enquanto escrevem no outro membro. Isso significa que o saldo da conta de cada membro está constantemente datado. Os livros de registro são trocados por novos no final de cada ano e eles são verificados pelo comitê de gerenciamento para garantir que nenhuma fraude tenha ocorrido.
Além de eliminar a manutenção centralizada de contas, os livros de registro de estilo alemão têm o potencial de melhorar uma grande fraqueza na maioria dos sistemas LETS. A filosofia original de Linton era que deveria ser deixado a cada membro para decidir quanto de endividamento eles poderiam assumir. Se outros membros, sabendo o estado da conta do membro, sancionaram a decisão de assumir mais crédito ao vender ele ou mais seus bens e serviços, estava tudo bem.
Isso não funcionou bem, no entanto. De fato, um fator importante no colapso do sistema pioneiro de Linton após alguns anos de negociação foi o alto nível de endividamento da conta pessoal da Linton. No entanto, muitos sistemas continuaram a adotar essa abordagem. É verdade que alguns impõem limites de crédito, mas nenhum parece ter encontrado uma maneira satisfatória de garantir que os membros não permaneçam permanentemente com déficit. Como resultado, os membros cujas contas estão em crédito freqüentemente acham que suas unidades são difíceis de gastar porque os membros endividados vêem pouca razão, além da leve pressão grupal, para sair do seu caminho para ganhá-los. Os membros em crédito, consequentemente, se desanimaram com o sistema e saem. Com os livros de registro de tipo alemão, no entanto, seria uma questão simples proibir os membros venderem para pessoas cujos livros de contas os mostraram serem ultrapassados além de uma figura acordada. Exigir que os membros descobertos voltem ao crédito dentro de um certo tempo ainda seria um problema.
Devido à dependência desses controles informais leves, muito poucos sistemas LETS conseguiram recrutar e reter mais de 200 membros ativos. Isso significou que seus efeitos econômicos foram pequenos, mas, no entanto, eles desempenham um papel muito valioso para a construção de redes sociais para as pessoas nas franquias sociais e econômicas de suas comunidades. Sistemas maiores e economicamente mais eficazes exigiriam acordos legalmente exigíveis apoiados por garantias semelhantes às adotadas pela WIR.
Ao permitir que as pessoas troquem usando unidades monetárias que geraram, os sistemas LETS atendem a necessidade de que wampum strings, ou certificados de depósito de trigo, se encontraram em tempos anteriores. Mas há diferenças importantes. Por exemplo, as conchas de Wampum permitiram que seus titulares trocasse além de suas comunidades, enquanto os sistemas LETS são usados para permitir que as pessoas troquem dentro delas. Além disso, os sistemas LETS, como o WIR, não precisam estabelecer o valor de sua unidade, exigindo que as pessoas façam uma certa quantidade de trabalho para produzi-los. Eles usam normalmente o valor de sua unidade monetária nacional como sua vara de medição, embora alguns sistemas tenham experimentado unidades com base no tempo (por exemplo, Time Dollars, um sistema de moeda comunitária em que as pessoas se prestam com cuidado em que a taxa horária de todos é o mesmo ). ). Isso economiza o esforço que deve ser desperdiçado na produção, (no caso do ouro, Yap stones e wampum), commodities que seriam desnecessárias, mas para seu uso monetário. A desvantagem, no entanto, é o fato de que os níveis de endividamento precisam ser policiados, como acabamos de discutir. "(Feasta / documents / moneyecology / chaptertwo. htm)
DEIXE como uma & # 8216; honra & # 8217; sistema.
"As unidades do LETSystem são informações sobre a posição de um indivíduo dentro de uma comunidade comercial. Todas as contas começam em zero, mas ninguém precisa ganhar antes de gastar, porque as contas podem ter saldos negativos ilimitados. Esta informação é divulgada na rede. Se alguém sair embora um equilíbrio negativo, nada acontece. Mas as pessoas podem se recusar a trocar com essa pessoa até que ele ou ela tenha colocado sua conta em melhor forma. É por isso que os detalhes do balanço e do volume de negócios estão disponíveis para todas as outras pessoas que possuem uma conta nesse sistema LETS. O sistema LETS pode ser considerado um sistema de honra. A maioria das outras moedas complementares (com exceção da Ithaca HOURS) funcionam da mesma forma ". (kuro5hin / story / 2003/8/26/172939/637)
Keith Hart: contra a tendência isolacionista entre algumas comunidades LETS.
"Há muitos problemas para fazer com que as moedas da comunidade funcionem. Seus princípios são simples e gerais o suficiente, mas inseri-los em sociedades constituídas por pessoas e instituições existentes é sempre complicado. Os monopólios nacionais de dinheiro ainda têm controle sobre nossas mentes e comportamentos. A organização do dinheiro como o capital cresceu em força nos últimos séculos. Além disso, a forma de dinheiro convencional tem uma lógica institucional que existe há milhares de anos, desde que as sociedades agrícolas inventaram cidades e estados. Mudando atitudes populares para o dinheiro é difícil. Um conflito está se acumulando entre grandes corporações que afirmam agressivamente seus próprios direitos de propriedade privada à custa daqueles que defenderiam os bens comuns culturais. O dinheiro, por muito tempo, a principal fonte de propriedade privada exclusiva, também deve ser visto como parte da comuns aos quais todos nós temos o direito de acesso aberto. O movimento do poder nacional para o poder corporativo num contexto de dígito A revolução assim abre um espaço para as pessoas lutarem através da organização de troca e dinheiro.
A ideia de as pessoas fazerem seu próprio dinheiro quando a liquidez falhar é antiga. Existem inúmeros antecedentes históricos para as moedas da comunidade. Estes incluem instrumentos de crédito nos estados pré-industriais de África, Ásia e mundo islâmico, como o sistema hawala; comunidades utópicas no século XIX; o movimento do Crédito Social na América do Norte durante a Grande Depressão; e experimentos europeus, como o script de selo de Gesell no mesmo período. Os casos não-ocidentais revelam instituições de durabilidade considerável, enquanto os exemplos ocidentais modernos geralmente têm sido de curta duração. Como as moedas da comunidade de hoje podem simular os pontos fortes e evitar as fraquezas desses antecedentes?
Qualquer rede pode constituir-se como uma comunidade LETS, nomeando uma moeda e registrando todas as transações através de um registro central. A totalidade das transações em qualquer momento somas para zero, já que o circuito está fechado. Qualquer um pode obter uma conta que começa em zero - eu compro, eu vendo, dando origem a um saldo negativo ou positivo na minha conta em momentos diferentes; Quando compro, faço um compromisso com a rede que sou bom para o dinheiro que acabei de enviar. A perda de membros individuais com saldos negativos não afeta diretamente a capacidade dos outros para o comércio, como faz quando o fornecimento de um único emissor se seca. A própria moeda é simplesmente uma medida virtual. Não tem valor de mercadoria, portanto, nenhum preço (interesse), nenhuma razão para se tornar escasso nem ser acumulado. Os desenvolvimentos recentes, especialmente no uso das tecnologias da informação, tornaram as moedas da comunidade um meio rápido, barato e efetivo de realizar o comércio normal. Os cartões inteligentes que registram transações em até quinze moedas, ligando empresas e organizações sem fins lucrativos, bem como indivíduos, permitem que esses circuitos se tornem parcialmente integrados na economia de mercado, abrindo o caminho para que os bancos lidem com o negócio LETS (embora nenhum ainda tenha feito assim).
As moedas da comunidade variam no grau de sua integração na economia nacional. Outras fontes de variação incluem: a medida monetária (seja com base na moeda nacional ou em horas de trabalho, por exemplo); o grau de dependência de mão-de-obra gratuita ou do governo; registros digitais ou materiais de pagamento; envolvimento de negócios ou troca de serviços entre indivíduos apenas; associação local ou virtual; formas de liderança e participação; e assim por diante. Muitas associações de LETS estão relutantes em se unir no caso de sua autonomia estar comprometida. Eles formam conselhos e comitês, são insulares e clubby, muitas vezes apenas para os pobres. Tais instituições geralmente são demoradas e dogmáticas, com uma tendência contra negócios e para concessões públicas. Seu objetivo parece ser fugir para um mundo separado, por mais pequeno que seja. Eu favorece a integração na economia nacional e, em última instância, mundial. Mas esta é a coisa do cisma no movimento. É fatal para as moedas da comunidade pensar em cada circuito como um projeto autônomo. No futuro, muitas dessas moedas, que refletem diversas associações e interesses, colaborarão e competirão pela lealdade do público. E as moedas baseadas em alimentos teriam vantagens particulares em tal contexto. "(Thememorybank. co. uk/papers/organic-trade/)
Sistemas de câmbio local versus produção de pares não recíproca.
Comentário de Michel Bauwens:
"Como são os Sistemas de Negociação de Câmbio Local, através dos quais as pessoas podem trocar serviços e horas de trabalho, relacionadas a pares. A produção de pares é essencialmente não recíproca: alguém contribui voluntariamente e o uso está aberto a todos. Isso funciona bem nas esferas de A abundância, o esquema de LETS pertence à economia de presentes e é uma forma de troca. Mas, ao contrário do mercado, as horas de trabalho são consideradas iguais e, portanto, o intercâmbio baseia-se na idéia de parceria e compartilhamento. Essas formas de troca com base em pares são ideais para os serviços e, provavelmente, para as economias tradicionais não capitalistas sobreviventes. Não substituirão o mercado no entanto, no sentido de que a igualdade de mão-de-obra não leva em consideração a quantidade de investimento necessária para alcançar alguns tipos de mão-de-obra particular. lugar apenas em um mercado ".
Definição do sistema de troca de câmbio local
Este documento foi preparado por John Croft, da Fundação Gaia. e editado por Warwick Rowell - warwick@bettong. EEPO. au. Ele descreve o porquê, o quão e o que faz com os sistemas do Sistema de Transferência Econômica Local (LETS).
AS QUINQUERAS PERGUNTAS MAIS PERDIDAS SOBRE DEIXA.
Q.1 O que é um sistema LETS?
Um LETSystem é uma empresa comunitária localmente iniciada, organizada de forma organizada e sem fins lucrativos que fornece um serviço de informações da comunidade e registra transações de membros trocando bens e serviços usando a moeda de créditos LETS criados localmente. A moeda de crédito LETS não envolve moedas, papel-moeda ou tokens de qualquer tipo, mas sim atua como um sistema de pontuação, acompanhando o valor das transações de membros individuais dentro do sistema. É simplesmente um sistema de informação da comunidade ligado ao seu próprio mercado. LETSystems diferentes chamam seus créditos LETS por nomes diferentes, adicionando um "sabor local".
Q.2 Como funciona o LETS?
LETS funciona um pouco como um clube de baby-sitting, onde os membros ganham créditos por baby-sitting de crianças de outras pessoas, gastando sempre que precisam de cuidados infantis. Ao contrário de um clube de baby-sitting, no entanto, LETS amplia a gama de serviços para o que está disponível localmente. Um sistema LETS bem sucedido pode fornecer aos membros serviços de alimentos, roupas, habitação, transporte, saúde e jurídicos, reparos, equipamentos, serviços empresariais, entretenimento e muito mais, com um custo reduzido ou nenhum em dólares federais, através da operação de um crédito baseado na comunidade economia. Está disponível para qualquer pessoa que seja membro da comunidade e que se junte a um sistema LETS. Indivíduos e empresas podem usá-lo para anunciar bens ou localizar o que eles querem, por telefone, correio ou pessoalmente. As informações são atualizadas regularmente, adicionadas ou excluídas a qualquer momento e distribuídas regularmente aos membros. Não há limitações ou obrigações de uso. LETS é o seu nome e "vamos" é a sua natureza! Ao pagar uma pequena taxa de inscrição, os membros são emitidos com um número de registro que atua como uma licença para negociar. Ao se juntar, os membros também listam os bens e serviços que eles estão preparados para oferecer, ou exigem da comunidade LETS. Na maioria dos sistemas, os membros também elegem um Comitê LETSystem ou Conselho de Assessores em uma Assembléia Geral Anual e estabelecem um sistema para manter contas LETS e atualizar folhas de negociação, anunciando os bens e serviços disponíveis ou necessários.
Q.3 Por que iniciar um sistema LETS?
Quando o dinheiro ordinário é escasso, os projetos comunitários necessários são mantidos em prazos indefinidos, as empresas locais falham, as pessoas se tornam desempregadas e os indivíduos e as famílias sofrem, não porque não têm nada a oferecer, ou porque não possuem habilidades e habilidades, mas simplesmente porque não há dinheiro suficiente para dar uma volta.
O LETSystems ajuda a desenvolver e comercializar mercados locais operando como um banco comunitário, nos quais os membros abrem uma conta. Ao contrário de um banco, no entanto, oferece crédito ilimitado sem juros, gerado no ponto de venda, para facilitar a negociação com outros membros. Desta forma, LETS atua como uma moeda suplementar, criando um sistema adicional de valor em uma comunidade. Ao complementar o fluxo de caixa convencional com uma moeda local, uma comunidade pode manter o pleno emprego e se proteger das mudanças e flutuações na oferta monetária.
P.4 Que outros benefícios existem ao iniciar um sistema LETS?
Existem muitos benefícios para o LETSystems. Alguns outros são: Mobilizar a riqueza real de uma comunidade: o conhecimento e as habilidades de suas pessoas é a riqueza real de uma comunidade. Uma moeda local mantém essa riqueza trabalhando na comunidade, mesmo que o dinheiro convencional escorra, gerando emprego e renda para todos os envolvidos. As pessoas que acumularam uma ampla gama de habilidades e habilidades de repente se tornam mais uma vez membros altamente valorizados da comunidade. Ajudando os Grupos da Comunidade: o LETSystems ajuda outras organizações de comunidades locais, dando-lhes acesso a recursos para estender seus serviços a clientes ou clientes que atualmente não tenham acesso. A queima de voluntários é reduzida, pois o LETS ajuda as organizações a reconhecer e reconhecer o tempo e o esforço doados, permitindo que os voluntários atinjam suas próprias necessidades atendendo às necessidades dos outros. Fomentar a auto-confiança e a auto-estima: em nossas comunidades, o desemprego está crescendo ao mesmo tempo, um número crescente de pessoas não consegue atender suas necessidades. O apoio a pais solteiros pode precisar de cuidados de repouso ou outros serviços para seus filhos. Os pensionistas idosos também precisam de uma variedade de serviços especializados ou podem simplesmente exigir que a empresa combata a solidão. Atualmente, a capacidade de uma pessoa para acessar estes e outros serviços é proporcional ao seu poder de compra. LETS quebra esse gargalo, tornando mais possível combinar a necessidade de alguém com o trabalho disponível de outro. As pessoas não são mais dependentes do bem-estar ou da caridade, e os benefícios da auto-estima de todos. Aumento da poupança pessoal e renda descartável: porque os membros podem obter bens e serviços locais através de um sistema LETS, os membros podem substituir LETS por dólares federais. O rendimento disponível em dólares federais, disponível após as necessidades básicas, é realmente aumentado. Para aqueles envolvidos que estão negociando regularmente em LETS acharão que eles ganham mais dinheiro nos bolsos no final de cada semana. A taxa de poupança da comunidade e, portanto, da geração de capital de investimento da comunidade, e com ela a qualidade de vida de todos, irá melhorar. Oportunidades para empresas: LETS adiciona um novo nível a uma economia local e gera riqueza que não pode ser acessada através do sistema monetário convencional. Essa riqueza cria novas oportunidades de expansão de negócios locais existentes, ou mesmo mercados de novos produtos e serviços que anteriormente não estavam disponíveis. Criando controle econômico local: o LETS ajuda a conectar o balde vazio da economia local, criando uma moeda local que não pode deixar a comunidade, reduzindo assim as saídas de capital descontroladas e que limitam a atividade. Como os créditos da LETS só têm valor na comunidade em que foram gerados, eles permanecem circulando para criar mais riqueza para todos. LETS dá aos membros da comunidade uma poderosa ferramenta nova para "orientar" a economia local em direções que beneficiam todos. Apoio ao Local de Compra: Atualmente, as economias de escala, os preços de transferência e a capitalização de mão-de-obra ou matérias-primas do Terceiro Mundo baratas permitem que grandes fabricantes e varejistas multinacionais e interestaduais dêem a chamada "área de jogo nivelada" em sua direção, detrimento de empresas locais. A LETS fornece um desconto no dólar federal para aqueles que usam empresas locais, fabricantes e varejistas, sem sacrificar a renda total na esperança de compensar o aumento de negócios. As empresas locais prosperam. Criando redes de suporte comunitário: porque o LETS conecta os membros em uma rede local de informações, ele fornece residentes novos ou isolados morando em uma comunidade local com um sistema de apoio comunitário instantâneo, o que evita o constrangimento de apresentações para estranhos. Através da rede LETS, todos os membros têm uma razão pronta para solicitar suporte ou ajuda. Os pensionistas idosos, os jovens desempregados, os pais de apoio, os recém-chegados e as famílias de renda única com parceiros "presos" em um subúrbio dormitório, podem criar amizades firmes em relacionamentos estabelecidos através de uma conexão LETS. Promovendo a justiça social e a igualdade: porque o valor atribuído ao tempo e ao compromisso de cada pessoa é definido individualmente entre os membros participantes, um sistema LETS iguala o diferencial salarial que existe no valor da economia convencional ao trabalho das mulheres comparado ao trabalho de homens. Esta igualdade maior ajuda a impedir a polarização da comunidade entre aqueles que "têm" em comparação com os "não têm". Não há valor na acumulação de créditos LETS, pois eles não podem ganhar interesse. É somente colocando-os em um trabalho produtivo que o indivíduo ou a comunidade se beneficiam. LETS promove a participação local na comunidade em todos os níveis. Apoio a projetos comunitários: existem muitos projetos e atividades comunitárias dignas e valiosas, que se deterioram por falta de dinheiro. Ao doar créditos LETS para um cofre comunitário, podem ser geradas grandes iniciativas comunitárias para melhoria local ou trabalho de caridade, sem colocar uma pressão severa sobre a renda do dólar federal. Como os créditos LETS locais permanecem na comunidade local, a riqueza doada irá circular de volta ao doador como uma forma de "garantia de devolução do dinheiro" a longo prazo, para gerar demanda pelos bens e serviços que estão fornecendo à sua comunidade. Construindo um senso de comunidade: o estilo de vida cada vez mais transitório, temporário e móvel na Austrália prejudicou muito nosso senso de pertencer a uma comunidade significativa. Como um LETSystem constrói relacionamentos locais, é um meio poderoso de regenerar um senso de confiança entre os membros, um componente necessário para a saúde de qualquer comunidade. À medida que as comunidades se tornam mais conscientes e auto-suficientes como resultado de um sistema LETS, o isolamento, o medo e a solidão da comunidade diminuem e todos se beneficiam.
Q.5 O que é o Multi-LETS?
Um Multi-LETSystem é um LETSystem como qualquer outro. Como qualquer outro LETS, um Multi-LETS fornece um registro de membros, em que as transações são registradas, demonstrações e contas são preparadas, e um quadro de avisos ou folha de negociação de ofertas e pedidos são preparados.
Um Multi-LETS, além disso, tem a possibilidade de existir uma série de redes separadas dentro do registro único. Essas redes se assemelham a sistemas LETS separados, na medida em que cobram suas próprias taxas de adesão, que os membros de uma determinada rede podem negociar bens e serviços em sua própria moeda local, de acordo com as regras e condições em que os membros concordam, podem fornecer sua própria lista separada de ofertas e pedidos, e sua própria newsletter. Mais uma vez, como um LETSystem, as unidades de crédito LETS não podem ser transferidas para fora da base de membros ou retiradas do sistema.
A diferença com um sistema LETS convencional é que, no Multi-LETS, as pessoas se juntam inicialmente ao registro geral, especificando em quais redes eles gostariam de participar. Em troca, eles recebem um único número de registro comercial que pode ser usado no registro geral e em qualquer rede à qual eles possam pertencer. People then have the choice whether to record the transaction within the general system, or at the level of a particular network.
In a Multi-LETS, all transactions are recorded at the level of the Multi-LETS register, so networks can have the advantages of a LETSystem, without needing to worry about the recording of transactions, or the issuing of statements. This can be an immense advantage to a particular club or group who do not have any members interested in "running the system" but who wish to use LETS for their own purpose, without necessarily wanting to go through the hassle of starting their own separate LETSystem. Their members also gain access to a wider range of goods and services through the general register than they would in a smaller system of their own network. In a Multi-LETS people have greater freedom of choice, as they can choose which networks they want to participate in and which local causes, clubs or groups they want to support whilst trading in LETS.
Q.6 How do I join a LETSystem?
Each LETSystem is independent and has its own contact person or mailing address. Once you have made a decision about which LETSystem or systems you want to join, make contact and they will tell you how much it costs. Generally people then fill in a sheet of offers and requests, their name, mailing address and phone number. The LETSystem will then inform the new member of their Registration Number within that system, which acts as their license to begin trading. Different LETSystems have different ways of renewing memberships, but generally members have to renew their membership once a year.
Q.7 What happens with my list of offers and requests?
You have already listed what you want to receive from the LETS Community, and what you are prepared to contribute to that community in return. These are incorporated with those of others into the Trading Sheet. There is a charge of a proportion of a LETS Credit per line for listings in each trading sheet (to pay the Trustee who updates the listing). Your account may head backwards, therefore, if you are not trading.
It is a good idea, therefore, to regularly check your list to make sure that it does reflect what you are prepared to provide, or prepared to receive. As you will discover, it can be frustrating to members to have to make a large number of phone calls before they find a "genuine" trader in that item, or if they discover that it was sold 6 months ago! This can be overcome in part by keeping your list up-to-date. This is your responsibility. It does not cost you to delete an item, and will save your account the expense of listing unwanted or no-longer-traded goods and services.
Q.8 What should I do now? Como faço para começar a negociar?
Your LETSystem, like all LETSystems, works best through your participation. Rather than waiting for someone to contact you about your listings, your LETSystem will best meet your needs if you use it actively, rather than passively. Contact someone perhaps who is requesting some good or service that you can offer. It may be something that you did not even consider listing in your offers in the trading sheet, something that you never considered before. Whatever it is the person you phone will be glad to make a new LETS contact.
This will give you a taste of trading, and show you how it is done. If that person is interested in your assistance, make sure that you clearly establish exactly how many LETS Credits you propose to charge. This may result in some friendly "haggling", but do not proceed until a mutually agreeable "price" has been set. Make sure that both parties to the transaction have the correct name, registration number, and amount before completing the cheque tab, or phoning the transaction through to the Trustees.
Q.9 How do I get most personal benefit from my LETSystem?
Your LETSystem will have the greatest economic use to you if you look at where you currently spend money. Have you built a personal relationship with the people involved, or is it only a commercial transaction? If you can recruit to the system individuals with whom you normally spend Federal Dollars, you will find that being able to buy the same goods and services in part for LETS will have a big effect on increasing your savings and disposable income. For instance, if you can buy local foodstuffs and groceries for LETS it will have a big impact upon your spending patterns and you may save Federal Dollars! If you want help enrolling someone into the LETSystem, ask your area coordinator, Trustee or LETS Committee. If successful, you can start to spend local currency more widely, so creating more jobs and increasing the wealth of your local community!
Try to develop the LETS habit by using LETS first, Federal Dollars second, only if you have to! LETS gives people a chance to meet their neighbours in a new way, enriches your community life and provides you with a community support network of great strength and durability.
Q.10 How much is a LETS Credit worth?
For most business transactions it is easiest to equate one LETS Credit to one federal dollar. Business people find it hard to cope with a system of value that varies widely between different times and different people trading.
Most transactions in a LETSystem, however, are for goods and services that would be called personal arrangements, social arrangements, hobbies or pass-times. For these, people are free to set their own value scale, which can vary wildly between times of the day, depending upon the amount of free-time one has, or the nature of other pressures or demands they may have on their time.
As a result, in a LETSystem, you may find a wider range of pricing than you would in a conventional market system. Prices for such items are negotiated freely between the two people engaging in the transaction, and there is rarely a "set take-it-or-leave-it" price as one finds in a conventional money purchase. This helps the relationship building nature of a LETSystem.
Because people attach their own value to what they change, many of the inequalities that exist within the normal economy are not found in a LETSystem. The gap in hourly wage rates between professional and labouring work, between the work of men and the work of women, and between tasks that would be normally considered voluntary or unpaid, and those that are paid for, are narrowed or do not exist. Generally, a person's purchasing power in a LETSystem is equal to the purchasing power of anyone else, although the demand for their services may vary widely.
Q.11 Can I charge part LETS Credits/part federal Dollars in a Transaction?
Sim. If in providing that service you will have to pay federal dollars for providing part of what is requested (eg. for paint, petrol, your tax (if you are a tradesperson or professional exercising their regular occupation)) you can ask for dollars to cover this needed component. Make sure that the other person understands why you are charging dollars, as this helps make sure that they feel what you are charging is fair.
Q.12 How should I charge in LETS if I run a business?
If you run a business, a useful way to start is to offer what you think would be a fair percentage in LETS Credits and federal dollars. The other person in the transaction is free to accept or reject, as in LETS, there is no obligation. LETS is its name and LETS is its nature!
The only requirement is that you are prepared to consider trading in LETS Credits for whole or part of the transaction. Make sure that the other person understands in advance of providing the goods or services if you are not trading any item for LETS. Not doing so will come as a nasty shock to your customer, and may lead to them telling others of their unfortunate experience, with the result that you may find you do little trading in the future!
If you are running a business and wish to trade in LETS, ask us about the "LETS Do Business" information. We can explain how you can record transactions in part LETS part dollars in an easy and reliable fashion. Members of a LETSystem would prefer to trade in local currency, so you will probably find that your number of sales, and your total cash turnover will increase as your business joins the local system.
Q.13 Do I have to be in credit before starting to buy?
No. You do not have to be in credit before making your first buying transaction. In this way your LETS Account is very different from a conventional Bank Account! If you wish to purchase a good or service from the LETSystem, you can do so straight away, as when you go into debit (which in LETS is a measure of your future commitment to the system), someone else will go into credit. The system will in this way stay balanced at zero.
It is by buying that "new LETS Credits" enter the system, creating more wealth in the local trading community. As the LETS Credit cannot leave your LETSystem, eventually they will come back to you in the form of someone who wants what you provide. A debit (or commitment) thus is a "money back guarantee". This is very different to money.
Q.14 What happens if I leave the area?
It is a good idea to inform the Trustees or your area coordinator immediately you shift residence. This helps make sure that they can send any future trading sheets or newsletters to the correct address.
If you are shifting out of the region of the LETSystem, you have a number of options.
Firstly, you can keep your account open, in case you visit the area and want to do some trading, or if you are prepared to provide services to your LETS members who visit your new place of residence.
Secondly, you can close your account. This can be best achieved by returning your balance to zero. Your area coordinator or LETSystem Trustees can help show you how this may be done.
Thirdly, if you leave with either a credit or a debit balance, you should not worry too much, as the LETSystem as a whole will still be balanced at zero, and the LETS Credits, unlike federal dollars, can never leave the area. People will still be able to trade, and get their needs met.
Obviously, if everyone left your LETSystem, it would become inactivated, and transactions would dry-up. This has happened to LETSystems in the past, but nothing is lost, and no-one is hurt by the process (again, unlike the conventional money system).
Q.15 How can a person "rip-off" the LETSystem?
Esqueça. They cannot. Surprisingly LETS Credits provide one of the only theft-proof, non-rip-off-able currency systems possible in the world. Its simple rules operate in a fashion entirely different to conventional money, which can be stolen, and is often "ripped off". LETS Credits operate in a fashion wholly different to federal dollars.
Consider, for instance, the question of debt. If I borrow 100 federal dollars from you, then I effectively have $100 of your money which you cannot spend until I pay back. This is inconvenient to you, and, as a measure of this inconvenience you charge me interest (I may have to pay back $110 eventually).
In LETS if my account is 100 LETS Credits in debit, it means I have already paid someone 100 LETS Credits! No-one is inconvenienced, and so there is no interest. I can discharge my commitment whenever it is most convenient to me to do so. LETS by name and LETS by nature!
Q.16 What about Tax?
Do I have to pay tax on LETS Credits? The Australian Taxation Office ruling on LETS, released in February 13th 1991 states that there are no Taxation implications for personal arrangements, social arrangements, hobbies or pass - times. These constitute about 70 to 80% of all LETS transactions.
Only if I am a tradesperson, a professional, a business, or a retailer or wholesaler and I am trading in my business is there any implication for tax. In such cases, "Income" is income, and I have to pay tax on my LETS Credit earnings just as I do on my federal Dollar earnings. At present you should estimate the amount of tax you would have to pay on the transaction and charge that as part of the federal Dollars component to the person purchasing your services or buying your goods. The "LETS Do Business" guide will help you keep track of the amount you need to charge. These dollars you collect will have to be paid, eventually, to the Taxman, just as you do with any federal Dollar earnings. There is no difference with LETS.
LETSystems across Australia, while agreeing recommend to their members to abide by the Taxation ruling, also think it unfair. Tax on LETS should be paid for in LETS - Tax on Dollars, paid for in Dollars. This has the effect on keeping taxes collected on local transactions in the local community. If you would like to help your LETSystem lobby the government on this matter, get in touch with your Trustees or area coordinator.
Your LETSystem believes that tax is an individual matter, and an individual responsibility. LETS is not a Taxation Avoidance Scheme. Your LETSystem takes no responsibility for collecting or policing tax, and will not act as an agent of the Taxation Office. Under law, it cannot prevent the Taxation Office obtaining legal right to view our documents.
Q.17 What about insurance?
Your LETSystem does not provide insurance, workers compensation, public liability nor any other coverage. These are individual matters and should be checked, if required, between the individuals involved in the transaction. If insurance is required, you may have to pay federal Dollars to help the other person cover the cost of the premiums (unless the LETSystem has managed to enrol an Insurance Company! If you would like to help enrol an Insurance Company, contact the Trustees or the area coordinator!)
Q.18 What about Social Security?
It is a matter of interpretation whether and what degree LETS is "valuable consideration" under the Social Security Act. If you are concerned about Social Security, it is a good idea to keep your LETS account as balanced as much as possible, close to zero. For each positive transaction, try to provide a negative one balancing up as soon as you can. If Social Security becomes a matter of concern, contact your LETSystem, or ask Social Security about the Appeals Procedure, as an appeal against any Social Security ruling that is open to interpretation is your right under the Act. In Western Australia 50% of appeals are found in favour of the appellant, and Social Security have to reimburse any payments lost.
If you receive Unemployment Benefit, and you wish to continue to do so, you should not allow your involvement in the LETSystem interfere with your ability to seek full time or part time work. After - hours involvement is probably best.
Q.19 How are decisions determined within this LETSystem?
LETSystems are democratic organisations, controlled by their members. Your LETSystem will probably have an annual general meeting for the election of office bearers and committee members. Committee meetings are usually open to members and all are invited to participate. If you are interested in participating in either the administration or development of this LETSystem, you should get in touch with the local contact or LETS Committee. Increasingly, all work done for LETS Administration or Development will be acknowledged and paid through the system!
Este documento foi preparado por John Croft, da Fundação Gaia. e editado por Warwick Rowell - warwick@bettong. EEPO. au. Ele descreve o porquê, o quão e o que faz com os sistemas do Sistema de Transferência Econômica Local (LETS).
AS QUINQUERAS PERGUNTAS MAIS PERDIDAS SOBRE DEIXA.
Q.1 O que é um sistema LETS?
Um LETSystem é uma empresa comunitária localmente iniciada, organizada de forma organizada e sem fins lucrativos que fornece um serviço de informações da comunidade e registra transações de membros trocando bens e serviços usando a moeda de créditos LETS criados localmente. A moeda de crédito LETS não envolve moedas, papel-moeda ou tokens de qualquer tipo, mas sim atua como um sistema de pontuação, acompanhando o valor das transações de membros individuais dentro do sistema. É simplesmente um sistema de informação da comunidade ligado ao seu próprio mercado. LETSystems diferentes chamam seus créditos LETS por nomes diferentes, adicionando um "sabor local".
Q.2 Como funciona o LETS?
LETS funciona um pouco como um clube de baby-sitting, onde os membros ganham créditos por baby-sitting de crianças de outras pessoas, gastando sempre que precisam de cuidados infantis. Ao contrário de um clube de baby-sitting, no entanto, LETS amplia a gama de serviços para o que está disponível localmente. Um sistema LETS bem sucedido pode fornecer aos membros serviços de alimentos, roupas, habitação, transporte, saúde e jurídicos, reparos, equipamentos, serviços empresariais, entretenimento e muito mais, com um custo reduzido ou nenhum em dólares federais, através da operação de um crédito baseado na comunidade economia. Está disponível para qualquer pessoa que seja membro da comunidade e que se junte a um sistema LETS. Indivíduos e empresas podem usá-lo para anunciar bens ou localizar o que eles querem, por telefone, correio ou pessoalmente. As informações são atualizadas regularmente, adicionadas ou excluídas a qualquer momento e distribuídas regularmente aos membros. Não há limitações ou obrigações de uso. LETS é o seu nome e "vamos" é a sua natureza! Ao pagar uma pequena taxa de inscrição, os membros são emitidos com um número de registro que atua como uma licença para negociar. Ao se juntar, os membros também listam os bens e serviços que eles estão preparados para oferecer, ou exigem da comunidade LETS. Na maioria dos sistemas, os membros também elegem um Comitê LETSystem ou Conselho de Assessores em uma Assembléia Geral Anual e estabelecem um sistema para manter contas LETS e atualizar folhas de negociação, anunciando os bens e serviços disponíveis ou necessários.
Q.3 Por que iniciar um sistema LETS?
Quando o dinheiro ordinário é escasso, os projetos comunitários necessários são mantidos em prazos indefinidos, as empresas locais falham, as pessoas se tornam desempregadas e os indivíduos e as famílias sofrem, não porque não têm nada a oferecer, ou porque não possuem habilidades e habilidades, mas simplesmente porque não há dinheiro suficiente para dar uma volta.
O LETSystems ajuda a desenvolver e comercializar mercados locais operando como um banco comunitário, nos quais os membros abrem uma conta. Ao contrário de um banco, no entanto, oferece crédito ilimitado sem juros, gerado no ponto de venda, para facilitar a negociação com outros membros. Desta forma, LETS atua como uma moeda suplementar, criando um sistema adicional de valor em uma comunidade. Ao complementar o fluxo de caixa convencional com uma moeda local, uma comunidade pode manter o pleno emprego e se proteger das mudanças e flutuações na oferta monetária.
P.4 Que outros benefícios existem ao iniciar um sistema LETS?
Existem muitos benefícios para o LETSystems. Alguns outros são: Mobilizar a riqueza real de uma comunidade: o conhecimento e as habilidades de suas pessoas é a riqueza real de uma comunidade. Uma moeda local mantém essa riqueza trabalhando na comunidade, mesmo que o dinheiro convencional escorra, gerando emprego e renda para todos os envolvidos. As pessoas que acumularam uma ampla gama de habilidades e habilidades de repente se tornam mais uma vez membros altamente valorizados da comunidade. Ajudando os Grupos da Comunidade: o LETSystems ajuda outras organizações de comunidades locais, dando-lhes acesso a recursos para estender seus serviços a clientes ou clientes que atualmente não tenham acesso. A queima de voluntários é reduzida, pois o LETS ajuda as organizações a reconhecer e reconhecer o tempo e o esforço doados, permitindo que os voluntários atinjam suas próprias necessidades atendendo às necessidades dos outros. Fomentar a auto-confiança e a auto-estima: em nossas comunidades, o desemprego está crescendo ao mesmo tempo, um número crescente de pessoas não consegue atender suas necessidades. O apoio a pais solteiros pode precisar de cuidados de repouso ou outros serviços para seus filhos. Os pensionistas idosos também precisam de uma variedade de serviços especializados ou podem simplesmente exigir que a empresa combata a solidão. Atualmente, a capacidade de uma pessoa para acessar estes e outros serviços é proporcional ao seu poder de compra. LETS quebra esse gargalo, tornando mais possível combinar a necessidade de alguém com o trabalho disponível de outro. As pessoas não são mais dependentes do bem-estar ou da caridade, e os benefícios da auto-estima de todos. Aumento da poupança pessoal e renda descartável: porque os membros podem obter bens e serviços locais através de um sistema LETS, os membros podem substituir LETS por dólares federais. O rendimento disponível em dólares federais, disponível após as necessidades básicas, é realmente aumentado. Para aqueles envolvidos que estão negociando regularmente em LETS acharão que eles ganham mais dinheiro nos bolsos no final de cada semana. A taxa de poupança da comunidade e, portanto, da geração de capital de investimento da comunidade, e com ela a qualidade de vida de todos, irá melhorar. Oportunidades para empresas: LETS adiciona um novo nível a uma economia local e gera riqueza que não pode ser acessada através do sistema monetário convencional. Essa riqueza cria novas oportunidades de expansão de negócios locais existentes, ou mesmo mercados de novos produtos e serviços que anteriormente não estavam disponíveis. Criando controle econômico local: o LETS ajuda a conectar o balde vazio da economia local, criando uma moeda local que não pode deixar a comunidade, reduzindo assim as saídas de capital descontroladas e que limitam a atividade. Como os créditos da LETS só têm valor na comunidade em que foram gerados, eles permanecem circulando para criar mais riqueza para todos. LETS dá aos membros da comunidade uma poderosa ferramenta nova para "orientar" a economia local em direções que beneficiam todos. Apoio ao Local de Compra: Atualmente, as economias de escala, os preços de transferência e a capitalização de mão-de-obra ou matérias-primas do Terceiro Mundo baratas permitem que grandes fabricantes e varejistas multinacionais e interestaduais dêem a chamada "área de jogo nivelada" em sua direção, detrimento de empresas locais. A LETS fornece um desconto no dólar federal para aqueles que usam empresas locais, fabricantes e varejistas, sem sacrificar a renda total na esperança de compensar o aumento de negócios. As empresas locais prosperam. Criando redes de suporte comunitário: porque o LETS conecta os membros em uma rede local de informações, ele fornece residentes novos ou isolados morando em uma comunidade local com um sistema de apoio comunitário instantâneo, o que evita o constrangimento de apresentações para estranhos. Através da rede LETS, todos os membros têm uma razão pronta para solicitar suporte ou ajuda. Os pensionistas idosos, os jovens desempregados, os pais de apoio, os recém-chegados e as famílias de renda única com parceiros "presos" em um subúrbio dormitório, podem criar amizades firmes em relacionamentos estabelecidos através de uma conexão LETS. Promovendo a justiça social e a igualdade: porque o valor atribuído ao tempo e ao compromisso de cada pessoa é definido individualmente entre os membros participantes, um sistema LETS iguala o diferencial salarial que existe no valor da economia convencional ao trabalho das mulheres comparado ao trabalho de homens. Esta igualdade maior ajuda a impedir a polarização da comunidade entre aqueles que "têm" em comparação com os "não têm". Não há valor na acumulação de créditos LETS, pois eles não podem ganhar interesse. É somente colocando-os em um trabalho produtivo que o indivíduo ou a comunidade se beneficiam. LETS promove a participação local na comunidade em todos os níveis. Apoio a projetos comunitários: existem muitos projetos e atividades comunitárias dignas e valiosas, que se deterioram por falta de dinheiro. Ao doar créditos LETS para um cofre comunitário, podem ser geradas grandes iniciativas comunitárias para melhoria local ou trabalho de caridade, sem colocar uma pressão severa sobre a renda do dólar federal. Como os créditos LETS locais permanecem na comunidade local, a riqueza doada irá circular de volta ao doador como uma forma de "garantia de devolução do dinheiro" a longo prazo, para gerar demanda pelos bens e serviços que estão fornecendo à sua comunidade. Construindo um senso de comunidade: o estilo de vida cada vez mais transitório, temporário e móvel na Austrália prejudicou muito nosso senso de pertencer a uma comunidade significativa. Como um LETSystem constrói relacionamentos locais, é um meio poderoso de regenerar um senso de confiança entre os membros, um componente necessário para a saúde de qualquer comunidade. À medida que as comunidades se tornam mais conscientes e auto-suficientes como resultado de um sistema LETS, o isolamento, o medo e a solidão da comunidade diminuem e todos se beneficiam.
Q.5 O que é o Multi-LETS?
Um Multi-LETSystem é um LETSystem como qualquer outro. Como qualquer outro LETS, um Multi-LETS fornece um registro de membros, em que as transações são registradas, demonstrações e contas são preparadas, e um quadro de avisos ou folha de negociação de ofertas e pedidos são preparados.
Um Multi-LETS, além disso, tem a possibilidade de existir uma série de redes separadas dentro do registro único. Essas redes se assemelham a sistemas LETS separados, na medida em que cobram suas próprias taxas de adesão, que os membros de uma determinada rede podem negociar bens e serviços em sua própria moeda local, de acordo com as regras e condições em que os membros concordam, podem fornecer sua própria lista separada de ofertas e pedidos, e sua própria newsletter. Mais uma vez, como um LETSystem, as unidades de crédito LETS não podem ser transferidas para fora da base de membros ou retiradas do sistema.
A diferença com um sistema LETS convencional é que, no Multi-LETS, as pessoas se juntam inicialmente ao registro geral, especificando em quais redes eles gostariam de participar. Em troca, eles recebem um único número de registro comercial que pode ser usado no registro geral e em qualquer rede à qual eles possam pertencer. People then have the choice whether to record the transaction within the general system, or at the level of a particular network.
In a Multi-LETS, all transactions are recorded at the level of the Multi-LETS register, so networks can have the advantages of a LETSystem, without needing to worry about the recording of transactions, or the issuing of statements. This can be an immense advantage to a particular club or group who do not have any members interested in "running the system" but who wish to use LETS for their own purpose, without necessarily wanting to go through the hassle of starting their own separate LETSystem. Their members also gain access to a wider range of goods and services through the general register than they would in a smaller system of their own network. In a Multi-LETS people have greater freedom of choice, as they can choose which networks they want to participate in and which local causes, clubs or groups they want to support whilst trading in LETS.
Q.6 How do I join a LETSystem?
Each LETSystem is independent and has its own contact person or mailing address. Once you have made a decision about which LETSystem or systems you want to join, make contact and they will tell you how much it costs. Generally people then fill in a sheet of offers and requests, their name, mailing address and phone number. The LETSystem will then inform the new member of their Registration Number within that system, which acts as their license to begin trading. Different LETSystems have different ways of renewing memberships, but generally members have to renew their membership once a year.
Q.7 What happens with my list of offers and requests?
You have already listed what you want to receive from the LETS Community, and what you are prepared to contribute to that community in return. These are incorporated with those of others into the Trading Sheet. There is a charge of a proportion of a LETS Credit per line for listings in each trading sheet (to pay the Trustee who updates the listing). Your account may head backwards, therefore, if you are not trading.
It is a good idea, therefore, to regularly check your list to make sure that it does reflect what you are prepared to provide, or prepared to receive. As you will discover, it can be frustrating to members to have to make a large number of phone calls before they find a "genuine" trader in that item, or if they discover that it was sold 6 months ago! This can be overcome in part by keeping your list up-to-date. This is your responsibility. It does not cost you to delete an item, and will save your account the expense of listing unwanted or no-longer-traded goods and services.
Q.8 What should I do now? Como faço para começar a negociar?
Your LETSystem, like all LETSystems, works best through your participation. Rather than waiting for someone to contact you about your listings, your LETSystem will best meet your needs if you use it actively, rather than passively. Contact someone perhaps who is requesting some good or service that you can offer. It may be something that you did not even consider listing in your offers in the trading sheet, something that you never considered before. Whatever it is the person you phone will be glad to make a new LETS contact.
This will give you a taste of trading, and show you how it is done. If that person is interested in your assistance, make sure that you clearly establish exactly how many LETS Credits you propose to charge. This may result in some friendly "haggling", but do not proceed until a mutually agreeable "price" has been set. Make sure that both parties to the transaction have the correct name, registration number, and amount before completing the cheque tab, or phoning the transaction through to the Trustees.
Q.9 How do I get most personal benefit from my LETSystem?
Your LETSystem will have the greatest economic use to you if you look at where you currently spend money. Have you built a personal relationship with the people involved, or is it only a commercial transaction? If you can recruit to the system individuals with whom you normally spend Federal Dollars, you will find that being able to buy the same goods and services in part for LETS will have a big effect on increasing your savings and disposable income. For instance, if you can buy local foodstuffs and groceries for LETS it will have a big impact upon your spending patterns and you may save Federal Dollars! If you want help enrolling someone into the LETSystem, ask your area coordinator, Trustee or LETS Committee. If successful, you can start to spend local currency more widely, so creating more jobs and increasing the wealth of your local community!
Try to develop the LETS habit by using LETS first, Federal Dollars second, only if you have to! LETS gives people a chance to meet their neighbours in a new way, enriches your community life and provides you with a community support network of great strength and durability.
Q.10 How much is a LETS Credit worth?
For most business transactions it is easiest to equate one LETS Credit to one federal dollar. Business people find it hard to cope with a system of value that varies widely between different times and different people trading.
Most transactions in a LETSystem, however, are for goods and services that would be called personal arrangements, social arrangements, hobbies or pass-times. For these, people are free to set their own value scale, which can vary wildly between times of the day, depending upon the amount of free-time one has, or the nature of other pressures or demands they may have on their time.
As a result, in a LETSystem, you may find a wider range of pricing than you would in a conventional market system. Prices for such items are negotiated freely between the two people engaging in the transaction, and there is rarely a "set take-it-or-leave-it" price as one finds in a conventional money purchase. This helps the relationship building nature of a LETSystem.
Because people attach their own value to what they change, many of the inequalities that exist within the normal economy are not found in a LETSystem. The gap in hourly wage rates between professional and labouring work, between the work of men and the work of women, and between tasks that would be normally considered voluntary or unpaid, and those that are paid for, are narrowed or do not exist. Generally, a person's purchasing power in a LETSystem is equal to the purchasing power of anyone else, although the demand for their services may vary widely.
Q.11 Can I charge part LETS Credits/part federal Dollars in a Transaction?
Sim. If in providing that service you will have to pay federal dollars for providing part of what is requested (eg. for paint, petrol, your tax (if you are a tradesperson or professional exercising their regular occupation)) you can ask for dollars to cover this needed component. Make sure that the other person understands why you are charging dollars, as this helps make sure that they feel what you are charging is fair.
Q.12 How should I charge in LETS if I run a business?
If you run a business, a useful way to start is to offer what you think would be a fair percentage in LETS Credits and federal dollars. The other person in the transaction is free to accept or reject, as in LETS, there is no obligation. LETS is its name and LETS is its nature!
The only requirement is that you are prepared to consider trading in LETS Credits for whole or part of the transaction. Make sure that the other person understands in advance of providing the goods or services if you are not trading any item for LETS. Not doing so will come as a nasty shock to your customer, and may lead to them telling others of their unfortunate experience, with the result that you may find you do little trading in the future!
If you are running a business and wish to trade in LETS, ask us about the "LETS Do Business" information. We can explain how you can record transactions in part LETS part dollars in an easy and reliable fashion. Members of a LETSystem would prefer to trade in local currency, so you will probably find that your number of sales, and your total cash turnover will increase as your business joins the local system.
Q.13 Do I have to be in credit before starting to buy?
No. You do not have to be in credit before making your first buying transaction. In this way your LETS Account is very different from a conventional Bank Account! If you wish to purchase a good or service from the LETSystem, you can do so straight away, as when you go into debit (which in LETS is a measure of your future commitment to the system), someone else will go into credit. The system will in this way stay balanced at zero.
It is by buying that "new LETS Credits" enter the system, creating more wealth in the local trading community. As the LETS Credit cannot leave your LETSystem, eventually they will come back to you in the form of someone who wants what you provide. A debit (or commitment) thus is a "money back guarantee". This is very different to money.
Q.14 What happens if I leave the area?
It is a good idea to inform the Trustees or your area coordinator immediately you shift residence. This helps make sure that they can send any future trading sheets or newsletters to the correct address.
If you are shifting out of the region of the LETSystem, you have a number of options.
Firstly, you can keep your account open, in case you visit the area and want to do some trading, or if you are prepared to provide services to your LETS members who visit your new place of residence.
Secondly, you can close your account. This can be best achieved by returning your balance to zero. Your area coordinator or LETSystem Trustees can help show you how this may be done.
Thirdly, if you leave with either a credit or a debit balance, you should not worry too much, as the LETSystem as a whole will still be balanced at zero, and the LETS Credits, unlike federal dollars, can never leave the area. People will still be able to trade, and get their needs met.
Obviously, if everyone left your LETSystem, it would become inactivated, and transactions would dry-up. This has happened to LETSystems in the past, but nothing is lost, and no-one is hurt by the process (again, unlike the conventional money system).
Q.15 How can a person "rip-off" the LETSystem?
Esqueça. They cannot. Surprisingly LETS Credits provide one of the only theft-proof, non-rip-off-able currency systems possible in the world. Its simple rules operate in a fashion entirely different to conventional money, which can be stolen, and is often "ripped off". LETS Credits operate in a fashion wholly different to federal dollars.
Consider, for instance, the question of debt. If I borrow 100 federal dollars from you, then I effectively have $100 of your money which you cannot spend until I pay back. This is inconvenient to you, and, as a measure of this inconvenience you charge me interest (I may have to pay back $110 eventually).
In LETS if my account is 100 LETS Credits in debit, it means I have already paid someone 100 LETS Credits! No-one is inconvenienced, and so there is no interest. I can discharge my commitment whenever it is most convenient to me to do so. LETS by name and LETS by nature!
Q.16 What about Tax?
Do I have to pay tax on LETS Credits? The Australian Taxation Office ruling on LETS, released in February 13th 1991 states that there are no Taxation implications for personal arrangements, social arrangements, hobbies or pass - times. These constitute about 70 to 80% of all LETS transactions.
Only if I am a tradesperson, a professional, a business, or a retailer or wholesaler and I am trading in my business is there any implication for tax. In such cases, "Income" is income, and I have to pay tax on my LETS Credit earnings just as I do on my federal Dollar earnings. At present you should estimate the amount of tax you would have to pay on the transaction and charge that as part of the federal Dollars component to the person purchasing your services or buying your goods. The "LETS Do Business" guide will help you keep track of the amount you need to charge. These dollars you collect will have to be paid, eventually, to the Taxman, just as you do with any federal Dollar earnings. There is no difference with LETS.
LETSystems across Australia, while agreeing recommend to their members to abide by the Taxation ruling, also think it unfair. Tax on LETS should be paid for in LETS - Tax on Dollars, paid for in Dollars. This has the effect on keeping taxes collected on local transactions in the local community. If you would like to help your LETSystem lobby the government on this matter, get in touch with your Trustees or area coordinator.
Your LETSystem believes that tax is an individual matter, and an individual responsibility. LETS is not a Taxation Avoidance Scheme. Your LETSystem takes no responsibility for collecting or policing tax, and will not act as an agent of the Taxation Office. Under law, it cannot prevent the Taxation Office obtaining legal right to view our documents.
Q.17 What about insurance?
Your LETSystem does not provide insurance, workers compensation, public liability nor any other coverage. These are individual matters and should be checked, if required, between the individuals involved in the transaction. If insurance is required, you may have to pay federal Dollars to help the other person cover the cost of the premiums (unless the LETSystem has managed to enrol an Insurance Company! If you would like to help enrol an Insurance Company, contact the Trustees or the area coordinator!)
Q.18 What about Social Security?
It is a matter of interpretation whether and what degree LETS is "valuable consideration" under the Social Security Act. If you are concerned about Social Security, it is a good idea to keep your LETS account as balanced as much as possible, close to zero. For each positive transaction, try to provide a negative one balancing up as soon as you can. If Social Security becomes a matter of concern, contact your LETSystem, or ask Social Security about the Appeals Procedure, as an appeal against any Social Security ruling that is open to interpretation is your right under the Act. In Western Australia 50% of appeals are found in favour of the appellant, and Social Security have to reimburse any payments lost.
If you receive Unemployment Benefit, and you wish to continue to do so, you should not allow your involvement in the LETSystem interfere with your ability to seek full time or part time work. After - hours involvement is probably best.
Q.19 How are decisions determined within this LETSystem?
LETSystems are democratic organisations, controlled by their members. Your LETSystem will probably have an annual general meeting for the election of office bearers and committee members. Committee meetings are usually open to members and all are invited to participate. If you are interested in participating in either the administration or development of this LETSystem, you should get in touch with the local contact or LETS Committee. Increasingly, all work done for LETS Administration or Development will be acknowledged and paid through the system!
No comments:
Post a Comment